segunda-feira, 30 de maio de 2011

Hoje é dia de Adolescendo!

O Grupo Adolescendo não para, e hoje teremos o 4º encontro. Nos primeiros dias foram abordados temas como crescimento na adolescência e mudanças no corpo. Além disso, os próprios participantes definiram as regras de convivência do grupo e sortearam palavras que estão sendo trabalhadas durante a semana, como sinceridade, tolerância e cooperação.

A adolescência

São considerados adolescentes aqueles que tem idade entre 10 a 19 anos. Entretanto, dos 16 anos aos 24, o adolescente já está vivendo a juventude. A adolescência se inicia com as características biológicas, como mudanças no corpo, crescimento, mudança de voz, entre outros aspectos aos quais damos o nome de puberdade. Essa fase termina com a maturação sexual e das características sociais e psicológicas. Durante este período, o jovem está se preparando, psicológica e fisicamente, para a vida adulta.

Dessa forma, a adolescência pode ser considerada como um processo de luto, pois nessa fase há uma perda das características infantis, ao mesmo tempo em que há o descobrimento de uma nova fase.

Os jovens podem encarar a fase da adolescência utilizando alguns mecanismos de defesa como a negação do que estão vivendo, comportamento ambivalente e agressivo, interiorização e, somente depois, aceitam a situação. Também é comum durante essa fase uma busca por identidade - o que leva a uma tendência grupal - necessidade de fantasiar algo, bem como um deslocamento temporal, ou seja, perder a noção do tempo.

As críticas sobre a religião, além de constantes flutuações de humor e do estado de ânimo também caracterizam esta fase da vida. Sobre todos os aspectos, principalmente aqueles que envolvem a formação pessoal, há uma certa inconstância. Mas a adolescência também é uma fase muito intensa, que deixará marcas para a vida toda. Cabe aos jovens, com a orientação dos pais, escolher se essas marcas serão positivas ou negativas.

Assista ao vídeo abaixo e entenda um pouco mais sobre a Adolescência:

Nenhum comentário:

Postar um comentário