Eliana Olimpio*, psicóloga do Grupo Adolescendo
Em época de vestibular, a escolha profissional gera ansiedade, dúvidas e angústias. Antigamente, os filhos seguiam as profissões de seus pais. Hoje, pais e filhos nem sempre fazem as escolhas com base nessa relação familiar.
O processo de escolha profissional não é fácil. Não é algo que venha à cabeça como um insight ou através de sugestões de outras pessoas. A única forma de escolher uma profissão é buscar uma autoavaliação, que ajudará a observar suas próprias habilidades e competências.
O melhor mesmo é se preparar o quanto antes! Para isso, veja algumas dicas:
- Pesquise sobre as profissões disponíveis e sobre as instituições de ensino que deseja cursar
- Acompanhe as atualizações do mercado de trabalho
- Converse com profissionais que estejam exercendo as profissões que você pensa em escolher
- Procure conhecer o ambiente de trabalho em que esses profissionais atuam
- Procure se descobrir. O que você gosta de fazer? O que se vê fazendo daqui a 5 anos?
- Pesquise sobre as disciplinas que terá que cursar em determinada escolha profissional
- Perceba a importância do papel social da profissão e sua valorização frente ao mercado de trabalho
- Imagine-se exercendo aquela profissão
Escolher é um aprendizado e requer um ensaio, com possibilidades de acertos e erros. Esse ensaio facilita o desenvolvimento da sua segurança e da autoestima. Porém, leve sempre em consideração que essa escolha não precisa ser definitiva. Você poderá mudar ao longo do percurso. É comum vermos adultos, mesmo aposentados, reestruturando a sua carreira, escolhendo outras profissões e conciliando a sua vida profissional com alguma atividade que lhe dê prazer.
Quanto mais a sua escolha se aproximar da sua realidade, maior será o seu nível de satisfação pessoal durante o curso e mesmo durante o exercício da profissão. Por isso, a orientação profissional é uma boa maneira de esclarecer as dúvidas e ajudar nesse momento tão importante. Nela serão feitas entrevistas, dinâmicas e testes que visam avaliar a personalidade, as aptidões, os interesses e habilidades. A orientação profissional também pode fornecer informações sobre as diversas profissões, exigências do mercado, promover visitas às faculdades e aos possíveis locais de trabalho.
Para ter sucesso na sua escolha profissional, é fundamental se autoconhecer, contar com o apoio dos seus pais e amigos e, é claro, estudar com disciplina e responsabilidade. Isso aliviará a angústia na hora de responder a essa pergunta: “O que você irá realizar no futuro, profissionalmente?”.
Boa sorte.
* ELIANA OLIMPIO, Psicóloga, Especialista em Adolescência pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Atuando como professora convidada para o curso de Especialização em Educação Musical da Uemg, psicóloga da Fuliban – Fundação Libanesa de Minas Gerais no atendimento a adolescentes carentes da comunidade em geral, psicóloga em consultório particular. Atuou como psicóloga da Fump – Fundação Mendes Pimentel atendendo alunos da UFMG no período de 2004 a 2009. Email eliana.olimpio@terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário