sexta-feira, 30 de março de 2012

A pipoca faz bem a nossa saúde?


Quem não gosta de ouvir aqueles deliciosos barulinhos......Poc Poc Poc.... Sim, são elas mesmas. As pipocas. Só de falar você já sente estalar na boca... Mas calma, antes de sair correndo para preparar a sua pipoca, vamos ver se este alimento faz bem a nossa saúde, pois, mesmo delicioso este alimento apresenta diferentes histórias que condenam a presença dele na alimentação. Ora porque é calórico, ora porque é engordurado, ora porque aceita uma verdadeira chuva de sal. 

De acordo com pesquisas recentemente divulgadas nos principais jornais impressos e portais da internet, a pipoca quando preparada com os ingredientes certos, possui poucas calorias, faz bem para o coração e ainda é nutritiva. Um exemplo: ela possui mais polifenóis, que são substâncias antioxidantes, do que frutas e vegetais. Para explicar melhor, os polifenóis já foram ligados à redução de doenças cardíacas e certos tipos de câncer. E, por se tratar de um alimento integral, a pipoca também é uma boa fonte de fibras. E isso é um marco para um lanche tão mal visto!
Lembre-se: A pipoca pode não substituir uma refeição inteira, mas ainda assim é uma boa escolha na hora de comer uma “besteira”.


Como fazer uma pipoca saudável?

As pipocas de microondas são convenientes, mas possuem seus pontos negativos, mesmo quando a escolha são as light ou de pouca gordura. E estudos mostram que muitos componentes químicos usados nesses produtos são prejudiciais à saúde.
A melhor opção mesmo – e saborosa também – seria a tradicional pipoca de panela. O ideal é usar um óleo de milho, girassol ou canola. Ficou com vontade? Experimente colocar também pimenta do reino e queijo ralado. E lembre-se de consumir com moderação.

 
 Alimento
Calorias*
5 xíc. de chá lotadas de pipoca
497
1 tigela cheia de flocos de aveia
390
8 unidades de ameixa preta
239
1 maçã pequena
59
1 prato raso coberto de alface
18

Nenhum comentário:

Postar um comentário