quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dicas para o dia da prova

Elaborado por Eliana Olímpio – Psicóloga do Grupo Adolescendo

Assim como os jogadores se condicionam fisicamente para uma partida de futebol, o estudante também deve preparar a sua mente para aproveitar o melhor de seu cérebro na hora da prova.
O seu pensamento, atitude e sentimento precisam estar equilibrados. Um não existe sem o outro. Equilibrar a utilização do hemisfério direito do cérebro (que comporta os sonhos, intuição, dotes artísticos) com o hemisfério esquerdo (que comporta os detalhes, o pensamento, os cálculos), possibilita a melhora da percepção, facilitando o aprendizado.

Para conseguir este equilíbrio, é preciso seguir algumas dicas ao estudar:
- Para estimular a área visual, sublinhe palavras com caneta colorida;
- Para estimular a área cinestésica (percepção pelos movimentos musculares), sublinhe várias vezes o texto ou indique com setas, fórmulas ou desenhos que facilitem o seu estudo;
- Para estimular a área auditiva, leia o texto em voz alta.

Além disso, é importante não deixar que o nervosismo tome conta dos seus pensamentos nas vésperas da prova. Fazer um exercício de relaxamento ajuda a mandar a tensão embora, pois ele oxigena os ombros, nuca e braços, que são as partes do corpo que mais se tensionam em momentos de estresse.
Veja alguns exercícios que te ajudarão a relaxar:

1) Olhando para a frente, incline lentamente o pescoço para a direita e depois para a esquerda, sem levantar os ombros. Faça cinco vezes para cada lado.
2) Com as costas retas, abaixe a cabeça até aproximar o queixo do peito. Sinta alongar a região atrás do pescoço. Respire duas vezes. Volte a cabeça à posição inicial e repita mais duas vezes.
3) Alivie a tensão esticando os braços como se estivesse se espreguiçando: alongue-os ao máximo e estique-os bruscamente. Em seguida, pense em um fio invisível que sai da sua cabeça e estique-a bem para o alto, ao mesmo tempo que pressiona os ombros para baixo. Prenda a respiração. Quando atingir seu limite, solte tudo.
4) Feche e abra a mão devagar. Repita quantas vezes quiser.
5) Com a palma da mão esticada, abra e feche os dedos lateralmente.
6) Com o braço esticado para a frente, puxe os dedos da mão para cima e force para trás.
7) Mantenha o braço esticado. Puxe os dedos para baixo e force-os em sua direção.

Mas é preciso estar ciente de que nada disso funcionará se você não fizer o seu papel de estudante. É preciso estudar o suficiente, assistir às aulas com atenção e esclarecer as suas dúvidas sobre a matéria. Agindo assim, você pode ter certeza que se sairá bem nas provas.

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário