sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Mais uma turma!




Hoje foi a vez dos meninos e meninas de 14 a 17 anos iniciarem mais uma turma do Grupo Adolescendo. Muitos assuntos já foram pincelados e serão aprofundados nos próximos encontros. 


Foram combinados alguns princípios que serão praticados nos encontros, entre eles estão a pontualidade, o entrosamento, sigilo, participação, respeito mútuo, gentileza e sinceridade. Pontuar o lado bom e o lado ruim da adolescência, também foi um dos momentos deste primeiro encontro. E, pelo visto, todos têm muita coisa em comum, não é mesmo? Preocupações com o corpo, a complexidade dos relacionamentos, cobranças do grupo social, desenvolvimento da maturidade, festas, escola, amigos... e tantas outras novidades que caracterizam essa transição da infância para a fase adulta.

O Dr. Paulo César esclareceu alguns aspectos relacionados às mudanças que ocorrem no corpo e as ansiedades relacionadas a elas, como por exemplo, a preocupação com o padrão de beleza estabelecido pela mídia e pela sociedade. É muito importante saber lidar com tudo isso. Mas, como na adolescência os momentos de oscilação de humor são extremamente comuns, não é tão fácil assim saber administrar tanta coisa nova.

Bem vindos ao Grupo Adolescendo e até o próximo encontro!

A música do Ultraje a Rigor, "Rebelde sem causa", foi citada pela psicóloga Eliana Olímpio para exemplificar as oscilações e os conflitos internos, tão comuns na adolescência. Assista ao clipe da música abaixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário